Sabemos que os benefícios da
Educação Física Escolar são notáveis e inúmeros, principalmente para as
crianças nos primeiros estágios de crescimento, período este em que as crianças
estão inseridas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A escola, enquanto meio
educacional, deve oferecer a oportunidade de uma boa prática motora, pois ela é
essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança. O
trabalho de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental é
importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de
desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como
jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de expressão dos
sentimentos, afetos e emoções.
A esse respeito Rodrigues
(2005) destaca que, ao longo do desenvolvimento da criança no contexto escolar,
a Educação Física tem seu papel de importância, uma vez que as atividades,
exercícios e brincadeiras, dentre outras vivenciadas nas aulas, promovem o
desenvolvimento e aprimoramento das esferas cognitivas, motora e auditiva.
Nesse sentido há preocupação
sobre a importância do professor de Educação Física na elaboração adequada das
atividades, utilizando-se para isso práticas pedagógicas e do conhecimento científico,
enfatizando, desse modo, as atividades coletivas, objetivando alcançar a
personalidade de cada aluno, através do desenvolvimento de suas capacidades e
habilidades: físicas, psicológicas e sociais, e, nesse processo, certamente, a
inteligência motriz estará sendo desenvolvida. Com essa perspectiva e baseada
no que diz Rodrigues (2005), é que a escola inseriu em suas atividades as aulas
de prática de Educação Física.
As crianças estavam
eufóricas e ansiosas por este momento, e como primeiro contato o professor
Policarpo teve uma conversa com todos expondo os objetivos da prática de Ed.
física, fez ainda, algumas perguntas a criançada e uma breve exposição de como
será o desenvolver das aulas.
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